quinta-feira, 15 de agosto de 2013

ENTREVISTA: DANIEL RAMON

Ele é compositor. Contrabaixista. Cantor. Guitarrista. Enfim, ele é Daniel Ramon, artista brasileiro, baiano, um músico. Nos concedeu esta entrevista em sua residência em Salvador. Daniel a princípio parece ser pouco acessível. Mas depois se revela simpático e comunicativo. A conversa foi basicamente sobre música, e a polêmica de possuir tantos vídeos de músicas autorais, sem produção profissional. Daniel Ramon conta o que pensa sobre internet, música, carreira e muito mais.

Agito da Bahia: Bem, pra começar eu gostaria de te perguntar quem é Daniel Ramon. É possível responder a essa pergunta?
Daniel Ramon: Eu acho que entendi o que você quis perguntar. Eu me conheço bem, acredito estar num momento de crescimento e amadurecimento fortes. Daniel é uma pessoa. Um homem que defende a sua felicidade.
AB: Agora queria que você se colocasse sobre suas obras estarem em grande quantidade no YouTube.
DR: Eu gosto de mostrar bastante músicas, quando considero cada uma sendo boa o suficiente para aparecer, ainda que esteja num vídeo tosco e amador. Porque tem gente que consegue ver a qualidade de uma composição. E até nessa questão houve uma evolução de som, execução e imagem. Os mais antigos eram muito ridículos e com som e imagem péssimos. Normal. Era ainda mais amador. Depois vieram os "clipes" do movie maker, também toscos e até patéticos. Mas ainda assim tem quem aprecie. Aos poucos, mesmo dentro desse universo de vídeo amador, fui conquistando ouvintes.
Daniel Ramon com o Asa de Águia
AB: Mas a audiência de seus vídeos é baixa... A maioria deles tem menos de 1000 visualizações, alguns com poucas dezenas de visitas.
DR: Acontece que são muitos vídeos. Se eu considerar a audiência por música, por exemplo, a impressão é de boa audiência. Uma canção que tem 20 visualizações num vídeo, 300 em outro, e 150 em outro e assim por diante, na soma desses pontos teremos um número bem maior. Além disso, são canções que estão aparecendo somente por ali. Existe também a questão da rejeição ao novo ou ao que está fora da tevê. De um modo em geral, ainda estou longe de ter uma audiência grande. Mas a avaliação popular, mesmo diminuta, é superior a 90%.

Daniel Ramon cantando em Salvador.
AB: Você é autor de todas as músicas que mostra?
DR: Sim, autor único, inclusive. São raros os vídeos onde apareço cantando covers.
AB: Cite três músicas suas que atingiram sucesso através do YouTube.
DR: O Fogo, Me Beija e É Você Que Eu Quero Sorrindo.
AB: Desconhecidas do grande público...
DR: Discordo. São músicas conhecidas, porém não foram para televisão.
AB: Pra ser conhecida precisa ainda de mais audiência.
DR: Talvez, mas o aproveitamento, a aceitação e estão me agradando. E um belo clipe vem por aí.
AB: Muito obrigado, Daniel, sucesso, alegria, axé, Bahia pra você!
DR: Eu é que agradeço.
FICHA:
NOME: DANIEL RAMON PEREIRA CARVALHAL
IDADE:36
ESTATURA: 1.80m
O QUE FAZ: CANTOR, COMPOSITOR, INSTRUMENTISTA
ONDE TOCA CONTRABAIXO: ASA DE ÁGUIA (DESDE 2011)
MÚSICAS CONHECIDAS: VIRA BOATE, SIMBORA, O FOGO, É VOCÊ QUE EU QUERO SORRINDO, EU ABRAÇO VOCÊ, NO AMOR DO SEU PRAZER, VIAJOU, SERENATA DE AMOR, LONGA ESTRADA,  DENTRE OUTRAS.
FACEBOOK OFICIAL: www.facebook.com/DanielRamonOficial

Nenhum comentário:

Postar um comentário