segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Asa de Águia - Quase acidente fatal em Caruaru-PE

Daniel Ramon escapa de acidente em Caruaru - PE

O músico era um dos passageiros do Jato PT-LPK Citation que transportava a banda Asa de Águia.
Fonte: Folha de S.Paulo
Cerca de 50 m separam as duas aeronaves da colisão quando o jato sai do chão e voa sobre o monomotor --entre um e outro, 5 m de altura.
Divulgação - 21.ago.11
Jatinho passa por cima do avião de instrução com distância de menos de 5 metros para evitar colisão em Caruaru, em PE
Jatinho passa por cima do avião de instrução com distância de menos de 5 metros para evitar colisão em Caruaru, em PE
O episódio ocorreu na manhã de domingo passado e, segundo os envolvidos, por pouco não virou tragédia. A Aeronáutica investiga os fatos. A Folha obteve um relatório do caso.
Uma série de desencontros, o que costuma ocorrer em acidentes aéreos, precedeu a quase colisão.
Tudo começou quando o monomotor, de uma escola de pilotos, estava prestes a pousar. Embora tenha visto o jato na mesma pista, na direção oposta, aterrissou.
Ao pousar, o monomotor, modelo Paulistinha, presumiu que o jato o esperaria sair da pista. O comandante do jato, por sua vez, disse não ter visto a aeronave a sua frente.
Dois fatores levaram que um não visse o outro: 1) o Paulistinha, quando está no chão, fica com a frente elevada, o que impede o piloto de ver o que está adiante; 2) o lado da pista onde o jato estava tem uma leve inclinação.
Para piorar, não há torre de controle no local e o Paulistinha é incomunicável por não ter rádio. Tudo somado, um foi em direção ao outro --o jatinho a 150 km/h.
QUASE CAIU
Ao notar que estava diante do Paulistinha, o jato, um Citation 550, decolou antes da hora, o que ameaçou a sustentação que lhe permite voar. Dentro estavam dois pilotos e seis músicos do Asa de Águia voltando de um show.
"Foi uma situação de emergência. Ou o piloto fazia aquilo ou matava todo mundo", disse Jorge Mello, dono da aeronave e da Abaeté Táxi Aéreo, que elogiou o piloto.
À FAB a Bras Flight, responsável pelo monomotor, afirma que um piloto de ultraleve avisou o jato, via rádio, sobre o outro avião na pista. O jato, diz o relato, não respondeu. A Abaeté nega.
Asa de Águia fez show no Rio de Janeiro neste sábado, no evento Asa Raro.
No mesmo documento, a escola de aviação diz que o piloto do monomotor só percebeu o jato ao vê-lo decolar. Estavam no jato além dos pilotos: Durval Lelys (cantor e guitarrista), Daniel Ramon (baixista e vocalista), Marcelo Brasileiro (empresário), Radi Santos (baterista e vocalista), Ricardo Ferraro (tecladista), Ubajara Carvalho (percussionista), e mais duas pessoas da produção do grupo.